Angola entre Pequim, Washington e a procura de autonomia
A entrevista de Manuel Vicente concedida a Asia Pacific Research Circle (APRC) a 1 de Setembro de 2026, ganha outro significado quando colocada no contexto da disputa geopolítica que está a redesenhar as relações entre África, China, Estados Unidos e a Rússia. O tema já não é apenas a dívida angolana à China. É a […] O conteúdo Angola entre Pequim, Washington e a procura de autonomia aparece primeiro em Correio da Kianda - Notícias de Angola .
AI summary
A entrevista de Manuel Vicente concedida a Asia Pacific Research Circle (APRC) a 1 de Setembro de 2026, ganha outro significado quando colocada no contexto da disputa geopolítica que está a redesenhar as relações entre África, China, Estados Unidos e a Rússia.
O tema já não é apenas a dívida angolana à China. É a posição que Angola procura ocupar num sistema internacional em que as grandes potências competem por influência, recursos naturais, infra-estruturas, mercados e rotas estratégicas.
É neste contexto que a frase de Vicente “há espaço para todos” deixa de ser apenas uma observação sobre política externa e passa a funcionar como uma síntese de uma tradição diplomática angolana: manter abertas várias portas e evitar que a relacção com uma potência implique necessariamente o afastamento das outras.
Da reconstrução pós-guerra à competição entre potências
Quando a guerra civil terminou, em 2002, Angola encontrava-se numa situação radicalmente diferente da actual. O país precisava de reconstruir estradas, caminhos-de-ferro, energia, habitação e outras infra-estruturas, mas tinha uma capacidade financeira limitada. É nesse vazio que entra a China.
A narrativa de Manuel Vicente é importante porque inverte a ordem habitual da discussão. Em vez de apresentar a aproximação a Pequim como resultado de uma estratégia chinesa previamente desenhada para colocar Angola sob dependência financeira, Vicente descreve-a como uma resposta angolana à falta de alternativas.
A China tinha capital, empresas de construção e disposição para financiar infra-estruturas com base em receitas futuras de petróleo, conhecido como “modelo angolano”. Angola tinha petróleo, necessidades enormes de reconstrução e pouco acesso a financiamento externo convencional. Foi uma convergência de interesses.
Os empréstimos garantidos por petróleo criaram, contudo, uma relação de dependência financeira significativa. Dados da AidData mostram que parte importante dos empréstimos do China Development Bank estava efectivamente ligada a mecanismos de garantia associados às receitas de petróleo da Sonangol. China Global Development Dashboard. É aqui que começa a disputa de interpretações.
Para alguns analistas, o modelo representou uma forma de financiamento que permitiu a Angola reconstruir rapidamente sem depender das condições políticas e económicas impostas pelos credores ocidentais. Para outros, a concentração da dívida e a utilização futura do petróleo como garantia aumentaram a vulnerabilidade de Angola perante a China. Entretanto, as duas dimensões podem coexistir: o modelo permitiu financiar infra-estruturas num momento de enorme necessidade, mas também criou obrigações que limitaram a margem de manobra financeira do Estado.
A China mudou e Angola também
A relação actual já não é exactamente a mesma que existia nos primeiros anos do pós-guerra. Angola deixou de recorrer a novos empréstimos chineses garantidos por petróleo em 2017. Entretanto, a dívida desse tipo diminuiu significativamente. Em 2026, quando a Sonangol procurou cerca de 4,8 mil milhões de dólares para financiar a refinaria do Lobito, o novo financiamento chinês em negociação não previa o petróleo como garantia. Esta mudança é geopoliticamente relevante. Não significa o afastamento da China. Significa que o modelo da relacção está a mudar.
Durante a primeira fase, a China participava na reconstrução do estado físico de Angola: estradas, caminhos-de-ferro, barragens e outras infra-estruturas, enquanto Angola utilizava o petróleo para garantir o financiamento. Agora, a discussão é diferente: como transformar o petróleo, os minerais e outras matérias-primas em capacidade industrial, valor acrescentado e integração regional. A refinaria do Lobito é um exemplo dessa transição. Angola continua a precisar de capital externo, mas procura cada vez mais que esse capital financie actividades capazes de reduzir a dependência das importações e de aumentar a transformação interna. É precisamente aqui que a geopolítica se cruza com a economia.
O petróleo já não é suficiente
A maior vulnerabilidade de Angola é também a sua maior fonte de poder: o petróleo. O país continua dependente das receitas petrolíferas, ao mesmo tempo que a produção enfrenta uma tendência estrutural de declínio. A saída da OPEP, no final de 2023, esteve ligada ao desacordo sobre as quotas de produção, mas o problema de fundo é mais profundo: campos maduros, necessidade de investimento e dificuldade em manter os níveis de produção do passado. Isto altera a equação geopolítica. Um país que depende demasiado de uma única matéria-prima fica mais exposto às oscilações dos preços internacionais, às condições de financiamento e às decisões dos grandes compradores. Por isso, a diversificação económica defendida por Vicente não é apenas uma questão de política económica. É também uma questão de soberania.
Transformar petróleo em combustíveis, minério em produtos industriais e recursos agrícolas em bens processados significa reter dentro do país uma parte maior do valor que hoje é criado fora dele. A questão passa, portanto, de “quem compra os nossos recursos? ” Para “o que somos capazes de fazer com eles antes de os vender? ”.
O novo centro da disputa: o Corredor do Lobito
É no Lobito que estas diferentes dimensões começam a convergir. O corredor liga o porto do Lobito, no Atlântico, às zonas mineiras da República Democrática do Congo e, através da expansão prevista, à Zâmbia. Para os Estados Unidos, o corredor tem também uma dimensão estratégica mais ampla: oferece uma rota alternativa para os minerais críticos da África Central e procura reduzir vulnerabilidades nas cadeias globais de abastecimento.
Em dezembro de 2025, Washington manifestou apoio ao Corredor do Lobito, associando-o explicitamente à segurança das cadeias de abastecimento de minerais críticos, ao investimento e à integração económica regional. Isto coloca Angola numa posição particularmente interessante.
O país deixa de ser apenas produtor de petróleo e passa a ocupar uma posição geográfica estratégica entre o Atlântico e o interior mineral da África Central. O Lobito pode ligar três agendas diferentes: a industrialização de Angola; o acesso da RDC e da Zâmbia aos mercados internacionais; a procura ocidental por cadeias de abastecimento alternativas de minerais estratégicos. Por isso, o porto e o corredor são hoje muito mais do que infra-estruturas de transporte, são activos geoeconómicos.
China e Ocidente: competição sem ruptura
Seria, no entanto, simplista interpretar esta evolução como uma escolha entre China e Ocidente. Angola procura financiamento chinês para projectos como a refinaria do Lobito, enquanto simultaneamente aprofunda a cooperação com os Estados Unidos nos termos bilaterais. Esta simultaneidade é precisamente o ponto.
Angola pode trabalhar com a China num projecto de financiamento e, ao mesmo tempo, cooperar com os Estados Unidos noutro eixo de infra-estruturas. Não existe necessariamente uma contradição. Para Luanda, a questão é saber se consegue transformar essa competição externa em capacidade interna. É, aliás, uma das ideias mais importantes da entrevista de Vicente.
A Rússia entra noutra categoria
A referência de Vicente aos Estados Unidos, à China e à Rússia deve também ser lida com alguma cautela. As três potências não ocupam o mesmo espaço na relação económica com Angola. A China tem uma presença particularmente importante no financiamento e na construção de infra-estruturas. Os Estados Unidos estão a aumentar a sua atenção ao Corredor do Lobito, às cadeias de minerais críticos, ao investimento. A Rússia tem interesses políticos, diplomáticos e de segurança em África, mas a natureza da sua relacção económica com Angola é diferente.
Por isso, a competição não deve ser entendida simplesmente como uma disputa triangular em que cada potência oferece o mesmo tipo de influência. Cada uma dispõe de instrumentos diferentes. É justamente nessa diferença que Angola pode encontrar margem de negociação.
A autonomia estratégica de Angola
A ideia de “não escolher lados” é, contudo, insuficiente para definir uma política externa. A verdadeira questão é o que Angola consegue obter dessa posição. Se a competição entre grandes potências resultar apenas em novos empréstimos, novos projectos de infra-estruturas e novas formas de dependência, pouco muda estruturalmente. Se, pelo contrário, Angola conseguir utilizar esses recursos para desenvolver indústria, energia, transportes, agricultura, formação profissional, tecnologia e comércio regional, a mesma competição externa pode contribuir para aumentar a autonomia económica do país. É aqui que a frase “foi um erro nosso” ganha uma dimensão geopolítica.
Vicente não está apenas a reconhecer erros de negociação no passado. Está, implicitamente, a defender uma mudança de comportamento do Estado angolano: conhecer melhor os seus interesses, negociar com mais capacidade e evitar que a necessidade de financiamento determine automaticamente as condições do acordo. Em termos geopolíticos, a questão deixa de ser apenas quem financia Angola, passa a ser quem define as condições da relacção.
África como espaço de negociação
Há ainda uma dimensão continental. Vicente insiste no comércio intra-africano, nas infra-estruturas transfronteiriças e na transformação local das matérias-primas. Esta visão aproxima-se de uma questão maior que atravessa a agenda africana: como passar de uma economia baseada na exportação de recursos para uma economia assente em cadeias de valor regionais. Angola pode desempenhar um papel importante nesse processo por causa da sua posição geográfica e da dimensão da sua economia.
O Corredor do Lobito é particularmente importante porque permite pensar essa questão para além das fronteiras angolanas. A ligação entre Angola, RDC e Zâmbia pode transformar uma infraestrutura de transporte numa plataforma de comércio, industrialização e integração regional. Mas existe uma diferença fundamental entre construir uma estrada ou uma ferrovia e construir uma economia à volta dela. O primeiro é um projecto de infra-estrutura. O segundo é um projecto de poder económico.
O verdadeiro teste
É neste ponto que a entrevista de Manuel Vicente se torna mais relevante do que a discussão sobre a chamada “armadilha da dívida”. A questão não é simplesmente saber se a China foi boa ou má para Angola. Essa formulação é demasiado estreita para explicar uma relacção que mudou ao longo de mais de duas décadas.
A questão mais importante é saber o que Angola conseguiu construir com essa relacção e o que não conseguiu. A China participou no financiamento da reconstrução de um país devastado pela guerra. Essa relacção, não obstante ter criado dívida, dependência e riscos financeiros, também gerou desenvolvimento e maior fluxo comercial entre Luanda-Beijing, Vicente chamou como ciúmes do ocidente, pois inicialmente, este não acreditava que relacção ango-sino funcionaria. Agora, a estrutura da relacção está a mudar, forçando os Estados Unidos a mudar também sua posição face Angola.
O país encontra-se, portanto, numa posição peculiar. Tem petróleo, uma localização atlântica privilegiada, acesso ao Corredor do Lobito, recursos minerais, potencial agrícola e uma posição regional relevante. Ao mesmo tempo, continua dependente das receitas petrolíferas, precisa de capital externo e enfrenta o desafio de transformar recursos naturais em capacidade produtiva. A disputa entre as grandes potências pode aumentar o valor estratégico de Angola. Mas não determina, por si só, os benefícios que Angola retirará dessa disputa. Essa será uma questão de política interna, capacidade negocial e visão estratégica. É, no fundo, a leitura geopolítica mais forte da frase de Vicente: Angola não controla a competição entre as grandes potências. Mas pode tentar controlar a forma como essa competição serve os seus próprios interesses.
O conteúdo Angola entre Pequim, Washington e a procura de autonomia aparece primeiro em Correio da Kianda - Notícias de Angola.
Follow the story
About this article
- Length
- 1,804 words · 9 min read
- Published
- September 20, 2026
- Byline
- Paixão António José
- Source
- Correiokianda